Os benefícios do café para a saúde da mulher são amplos e vão muito além do simples prazer de degustar a bebida. Rico em antioxidantes, o café contribui para a prevenção de diversas doenças, além de retardar o envelhecimento e melhorar questões estéticas. Isso torna a bebida um grande aliado para as mulheres. A seguir, destacamos alguns dos muitos benefícios que o café oferece à saúde feminina.
Coração mais forte e saudável
O consumo regular de café pode fortalecer o coração. Pesquisas indicam que beber café regularmente pode reduzir em 21% as chances de desenvolver doenças cardíacas. Isso ocorre porque o café é rico em substâncias anti-inflamatórias, que ajudam a prevenir a formação de placas de gordura nas artérias, diminuindo o risco de entupimento dos vasos, acidentes vasculares cerebrais e infartos. De acordo com o Ministério da Saúde, uma em cada cinco mulheres brasileiras adultas corre o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, sendo que os infartos são mais fatais entre as mulheres do que entre os homens. No mundo, doenças cardiovasculares são a principal causa de morte entre as mulheres, com cerca de oito milhões de óbitos anuais.
Maior resistência ao câncer
O café, por ser uma fonte rica em antioxidantes, é um excelente aliado na prevenção de diversos tipos de câncer, incluindo o câncer de útero. O consumo da bebida pode reduzir em cerca de 7% o risco de desenvolver câncer uterino. Isso se deve ao ácido clorogênico presente no café, que está associado à prevenção de várias doenças, especialmente tumores comuns em mulheres, como no endométrio, útero e ovários. Além disso, o café pode diminuir o risco de câncer de mama ao alterar o metabolismo de alguns hormônios femininos, prevenindo o desenvolvimento de estrogênios negativos. Estudos do Instituto Karolinska de Estocolmo indicam que mulheres que bebem café têm 57% menos chances de desenvolver câncer de mama.
Aliado da boa forma
O café também é um ótimo aliado na busca pela boa forma. Segundo David Levitsky, PhD da Universidade Cornell nos EUA, a cafeína presente no café atua no estômago e no duodeno, tornando a digestão mais lenta e acelerando o metabolismo. Isso faz com que se ganhe menos peso com a mesma refeição. O café tem poucas calorias e pode aumentar a taxa metabólica em até 11%, ajudando a queimar gorduras extras. Além disso, após o consumo de café, há um aumento na liberação de adrenalina no sangue, o que melhora a disposição para a prática de atividades físicas.
Mais energia e disposição
A cafeína, principal componente do café, melhora o estado de alerta, proporciona mais energia, diminui a sonolência e a sensação de cansaço. Para as mulheres, que muitas vezes precisam lidar com várias tarefas ao mesmo tempo, o café é um excelente aliado, fornecendo a energia extra necessária para enfrentar o dia a dia. Seja no papel de profissionais, mães, empreendedoras, esposas, filhas ou amigas, o café ajuda as mulheres a manterem o ritmo intenso de suas vidas.
Melhora da memória
A cafeína também pode fortalecer certos tipos de memória por até 24 horas após o consumo. Um estudo publicado na revista Nature Neuroscience mostrou que o cérebro tem uma melhor retenção de memória em pessoas que consomem cafeína. A pesquisa, realizada com 44 pessoas pela Universidade Johns Hopkins (EUA), revelou que as mulheres com mais de 65 anos que bebem café regularmente apresentam uma diminuição significativa na perda de memória. Segundo a revista Neurology, três xícaras de café por dia podem reduzir a perda de memória em mulheres com mais de 65 anos. Quanto mais café as mulheres mais velhas consomem, melhor é a memória, e esse benefício é ainda maior para aquelas com mais de 80 anos.
Combate à depressão
Diversos estudos relacionam o consumo de café à redução dos sintomas de depressão. Doses moderadas de cafeína podem melhorar o humor e aumentar a disposição devido ao seu efeito estimulante. Um estudo da Escola de Saúde Pública de Harvard (EUA) mostrou que mulheres que bebem de duas a três xícaras de café por dia têm até 15% menos risco de depressão. A pesquisa, que analisou 50 mil mulheres, indica que o índice de depressão é duas vezes maior em mulheres do que em homens. Fatores sociais e biológicos, como questões hormonais e a dupla jornada de trabalho, contribuem para esses números.
Proteção contra danos causados pelo sol
Outro benefício comprovado do café é a proteção contra os efeitos nocivos do sol. Maior consumo de cafeína está associado a menores chances de desenvolver carcinoma basocelular, um tipo de câncer de pele. A Escola de Medicina de Harvard (EUA) avaliou dados de mais de 110 mil participantes e concluiu que a cafeína pode bloquear o desenvolvimento de tumores na pele. Segundo o hospital Brigham and Women’s, o consumo de café pode reduzir o risco de câncer de pele em até 20%. No entanto, o uso de protetor solar continua sendo indispensável.
Brinde à Saúde e Bem-Estar das Mulheres
O café oferece uma ampla gama de benefícios para a saúde da mulher, desde a proteção do coração até a melhora da memória e a prevenção de cânceres. No Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, é importante reconhecer a força e a determinação das mulheres em suas lutas diárias e brindar suas conquistas com uma saborosa xícara de café.
Recomendamos que você continue aprimorando suas habilidades com Saúde, explorando tutoriais avançados e projetos práticos. Confira outros artigos que podem te interessar: